O governo do Rio de Janeiro tem mobilizado esforços em diferentes sentidos devido à disputa pelos passageiros dos aeroportos Santos Dumont e Galeão.
A Secretaria Estadual de Turismo está executando um estudo para propor a ligação entre os aeroportos via Baía de Guanabara com serviços de barcas, e a Casa Civil concentra o trabalho para a concessão conjunta dos terminais ocorrer ainda em 2023.
A intenção é permitir deslocamentos em torno de 20 minutos sem enfrentar o fluxo do trânsito da Linha Vermelha. Hoje, o tempo médio da ligação Praça XV até Cocotá é de 55 minutos, com três viagens de ida e volta por dia apenas durante a semana.
O tema da interligação entre os dois terminais voltou a ganhar visibilidade no ano passado, em meio às discussões sobre a privatização do Santos Dumont. O estudo ainda está em fase preliminar, mas as vantagens do serviço têm sido amplamente defendidas pelo secretário em eventos.
De acordo com a gestão do Rio, o governo federal está em fase de contratação da consultoria responsável por propor o modelo de concessão.